X


All Veja tudo Os Encantos de Itacaré – BA por Mirian Alix

Os Encantos de Itacaré – BA por Mirian Alix

Itacaré fica a 95 km da cidade de Ilhéus, é uma cidade relativamente pequena, pacata, simples e regada a natureza, mas sua história já é antiga, dizem os mais velhos que ela também faz parte da rota do descobrimento, conhecida por pertencer a costa do cacau. Itacaré tem mais de 290 anos, cheia de grandes acontecimentos originária dos índios tupiniquins, por muitos anos o que predominou na cidade foi o cultivo de cacau, seu porto era um dos principais pontos de escoamento da produção agrícola do estado e, durante muitas décadas, os grandes senhores do cacau ditaram as regras e produziram a riqueza.

Em meados dos anos 70, quando a vassoura de bruxa, que é uma praga que ataca as lavouras de cacau chegou começaram os problemas e empobrecimento de toda a região, pois muitos barões apostaram tudo no cacau e não entendiam bem o que estava acontecendo com os frutos, dizem que suicídios aconteceram, e descendentes de barões sofrem até hoje com o declínio da produção do cacau, pois acreditavam em possível boicote à safra que estava indo muito bem.

De 10 anos para cá, o turismo rege a economia de Itacaré, com suas praias de águas cristalinas, trilhas, belíssimas, cachoeiras e matas preservadas, a cidade vive como um vilarejo que conta como protetor São Miguel Arcanjo, e suas ruas de casas coloridas e antigas, demonstram toda história de um lugar encantador, com suas ruas em sua maioria na pura terra ou as principais em paralelepípedo.

Suas praias, chamam a atenção de muitos estrangeiros e muitos deles surfistas, pois as praias, como a de Tiririca tem ondas magníficas, próprias para a prática de surf.

É fácil ver nas ruas, alemães, franceses, italianos, espanhóis, russos e americanos, pois a cidade é tão ligada a natureza, que chega a ser alternativa e muitas vezes confesso que me senti em um vilarejo hippie.

No todo, Itacaré possui 15 praias, mas seis delas regem a cidade, Coroinha, Concha, Rezende, Tiririca, Costa e Ribeira.

Após um dia de praia, o programa é ver o pôr-do-sol na Ponta do Xaréu e depois passear pela rua principal, também conhecido como Rua da Pituba, para assistir a uma roda de capoeira, visitar as lojas dos artesãos locais e jantar em um dos vários restaurantes que servem pratos locais, claro com muito axé e azeite de Dendê e comidas internacionais (cozinha mexicana, italiana e japonesa).

Para se divertir, tem o Jungle, Favela ou Mar e Mel, reggae e um forrózinho para animar os locais e turistas!

Ficamos hospedadas na Pousada Pedra Torta, que está localizada na praia de Concha, esta pousada é bem localizada pois fica a uns 100 metros do início da Rua Pituba, que é a rua principal do comércio, bar e restaurantes.

A pousada, além de ser bem localizada, conta com um excelente atendimento, além de seu café da manhã tem também, cardápio variado e com pratos deliciosos, creio que para um passeio de 7 (dias) na cidade, ela atingiu todas as expectativas, quarto equipado com ar condicionado, e sempre muito limpo e organizado.

Conhecer Itacaré foi maravilhoso, fiquei realmente encantada com a simplicidade das pessoas e sua história, fiquei feliz por que eles ainda buscam a preservação da mata Atlântica, a preservação da história de uma cidade marcada por acontecimentos.

Praias limpas, vegetação intacta, pessoas muito solicitas, não tem como não se encantar, com certeza irei voltar, pois é uma cidade acolhedora, agradável, e me deixou com a sensação de querer mais.

Eu recomendo que todos tenham oportunidade de conhecer este paraíso, que é a Cidade de Itacaré/BA!

Mirian

Por:  Mirian Alix

 

 

 

 

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *