X


All Veja tudo Deserto do Atacama – Chile por Fred Maldonado

Deserto do Atacama – Chile por Fred Maldonado

 

O Deserto de Atacama é um dos destinos mais procurados do mundo. Suas paisagens exóticas e impressionantes atraem viajantes de todos os continentes, seja mochileiros, fotógrafos, astrônomos e até pesquisadores que buscam um lugar diferente de tudo o que já viram.

Atacama é o deserto mais seco e mais alto do planeta, localizado no Norte do Chile, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, tem como principal cidade San Pedro de Atacama, a 2.438 metros de altitude. Todas as construções são feitas de adobe, um tipo de barro que mantem a temperatura da parte interna das casas agradável seja no frio ou no intenso calor.

As temperaturas no deserto variam muito durante o dia. Na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25º e 32º C. Durante o período noturno, a temperatura cai bruscamente, podendo atingir até 25 graus negativos. Isto ocorre, como na maioria dos desertos, porque não há vegetação e construções que poderiam conservar o calor do dia para o período noturno. No deserto do Atacama não ocorre muita variação climática entre os períodos do verão e inverno.

As paisagens do Deserto são maravilhosas: lagoas salgadas, cordilheira de sal, vulcões e gêiseres, salares, lagoas altiplânicas, vilas pre-cordilheira entre outras. Além dessas belezas de paisagens, Atacama ainda conta com uma história bastante rica e seus vestígios ainda podem ser observados nas ruínas de antigas civilizações múmias e arte rupestre.

Para chegar até o Atacama, o ideal é pegar um avião até a cidade de Calama e de lá pegar um ônibus até a cidade turística de São Pedro de Atacama. Há vários hotéis para se hospedar, mas reserve antes de chegar porque a procura é grande, principalmente nas altas temporadas. Em São Pedro há inúmeros lugares para comer o oferecem serviços de alta qualidade. Por ser uma cidade turística, a cidade é cara, não espere comidas e bebidas baratas. A dica é ficar em um hostel, cozinhar e comer por lá mesmo.

Os passeios são incríveis e há muitos para escolher. São realizados em pequenos grupos, com guias altamente qualificados com horários agendados. Cada passeio tem seu horário.

Não deixe de visitar a Laguna Cejar que possui um alto teor de Sal, não te deixa afundar. Nesse mesmo passeio você visita o Salar de Tembinquiche e no fim da tarde dá pra ver um incrível por-do-sol.

Outro passeio legal é o Geisers del Tatio. A visita é feita logo pela manhã onde os geysers só podem ser vista nesse horário. É necessário se agasalhar bem, pois a temperatura chega em torno dos -10ºC.

Enfim, o Deserto do Atacama é um lugar incrível, é uma experiência única. Você que gosta de aventura, com certeza não irá se arrepender.

Fred

Por:  Fredi Maldonado

 

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>