X


All Veja tudo Corpus Christi em Santana de Parnaíba por Linda Marinho

Corpus Christi em Santana de Parnaíba por Linda Marinho

Celebração de Corpus Christi recebe mais de 20 mil fiéis e turistas

No mês de Junho acontece no Brasil e pelo mundo a tradicional festa religiosa da Igreja Católica Corpus Christi, desde 1243 os fiéis celebram a data sempre na segunda quinta-feira do mês de Junho.
Em Santana de Parnaíba não é diferente, a data foi comemorada na ultima quinta (19/06) e cerca de 20 mil fiéis e turistas visitaram o município. Ao certo não há registros oficiais de quando as ruas do Centro da Cidade começaram a ser enfeitadas, um dos primeiros registros foram encontrados por volta de 1968 quando as ruas eram cobertas de flores vermelhas de São João e com toalhas e colchas de renda.
Hoje o tapete artesanal tem cerca de 850 metros de extensão montado nas principais vias do Centro Histórico, para a confecção do tapete são utilizados aproximadamente 80 m³ de serragem de diversas texturas e cores. As mesmas são tingidas alguns dias antes da montagem. Além da serragem materiais como areia, pipoca, café entre outros, são utilizados para o acabamento final dos quadros reproduzidos.
A montagem do tapete começa bem cedo, por volta das 6 horas e conta com a participação de fiéis da comunidade católica, voluntários e funcionários da Prefeitura de Santana que auxiliaram na organização do evento. Ao longo do dia, foram realizadas três missas, sendo a última, às 15h00, seguida pela tradicional procissão por cima do tapete artesanal.

Vale lembrar que este ano os desenhos dos tapetes do Corpus Christi tiveram como temas os novos Santos Canonizados, o Padre Papa Francisco e também à Campanha da Fraternidade presente no Evangelho de Marcos que visam o resgate da fé, da vida, da saúde e dignidade humana.

Texto: Linda Marinho
Revisão: Sidney Rodrigues
Fotos: Linda Marinho
E mail: linda.a.marinho@hotmail.com
http://lindaamarinho.wix.com/lindamarinhophotos
https://www.facebook.com/LindaMarinhoPhotography

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *